Blog entry

Comunicação do Diretor

Bem vindos ao site da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Como Diretor desta instituição escolar pública, tenho o prazer de contar com uma equipa de professores e pessoal não docente altamente envolvidas no Projeto Educativo da escola e um corpo discente que dentro do seu objetivo de estudo é um elemento central para a atividade de uma escola agrícola, pois a eles se deve muito do que aqui é feito e produzido. Esta dimensão do “aprender fazendo” é algo que mobiliza toda a gestão e organização escolar, numa perspectiva de abordagem sistémica do que se pretende como o Desenvolvimento Rural e consequentemente, a interligação entre os demais sectores da economia nacional. Esta visão sistémica do que é o Desenvolvimento Rural, é suportada na prática pedagógica por uma estratégia empresarial, que permite aos alunos, no seu percurso formativo, adquirir competências cognitivas é certo, mas também competências transversais que lhe permitam olhar para o seu futuro profissional de uma forma aberta e com uma visão empreendedora. Trata-se de colocar no processo formativo e com a participação ativa dos alunos, a realização das atividades económicas que a escola promove. Neste contexto a EPDRS orgulha-se também de ter à disposição dos alunos que nos procuram um conjunto de condições físicas e equipamentos que respondam às dimensões atrás descritas e que permite dizer que somos hoje, uma escola de referência no sector agro-alimentar e de desenvolvimento rural. Todas estas dimensões podem ser encontradas na consulta deste site. Uma última palavra para aqueles jovens que procuram uma formação nas áreas que oferecemos, que consultem a nossa página ou que nos visitem. Ficamos à vossa espera.

poch

  

História

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa é a sequência de de uma história de sucesso do ensino agrícola em Serpa. Uma história que começa nos anos sessenta do século passado, que tem uma abordagem mais concreta com o ensino técnico-profissional nos anos oitenta.

Mas é no início da década de noventa que se dá o grande passo na afirmação deste tipo de ensino com a criação da Escola Profissional de Agricultura de Serpa.

Finalmente, com o início do novo século e como resultado da fusão desta escola com a de Artes e Ofícios Tradicionais de Serpa, foi constituída a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.