Blog entry

Centro Tecnológico

A Escola profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, desde sempre teve como princípio orientador: Aprender, fazendo. Mas o fazer no contexto de uma formação global no setor agroalimentar pressupõe uma visão de fileira de produção que engloba os três pilares do circuito económico: a produção da matéria prima, a sua transformação e finalmente a comercialização. Neste sentido, temos vindo a instalar diversas unidades industriais devidamente licenciadas, tais como a “Queijaria” para a produção de queijo de ovelha curado, requeijão, queijo de cabra fresco e curado; o “Lagar de azeite” em que se tem produzido um azeite de reconhecida qualidade; e mais recentemente a instalação de uma “Sala de indústrias” em que os alunos produzem compotas utilizando vários produtos produzidos na Exploração Agrícola, produção de conservas de azeitona e preparação e embalamento dos produtos da horticultura e fruticultura. Estas unidades, são um suporte importante para uma correta aprendizagem nos cursos Técnico de Produção Agrária e Técnico de Processamento e Controle de Qualidade Alimentar. Para complementar estas unidades, a escola possui um laboratório onde os alunos executam as análises de referência dos diversos produtos produzidos, de forma a poderem controlar aspetos referentes a sua qualidade físico química e microbiológica. Todos os produtos são comercializados com a marca comercial ”Herdade da Bemposta”, que advém do nome da exploração agrícola onde se situa a Escola

poch

  

História

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa é a sequência de de uma história de sucesso do ensino agrícola em Serpa. Uma história que começa nos anos sessenta do século passado, que tem uma abordagem mais concreta com o ensino técnico-profissional nos anos oitenta.

Mas é no início da década de noventa que se dá o grande passo na afirmação deste tipo de ensino com a criação da Escola Profissional de Agricultura de Serpa.

Finalmente, com o início do novo século e como resultado da fusão desta escola com a de Artes e Ofícios Tradicionais de Serpa, foi constituída a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.