Blog entry

Centro Hípico

O Centro Hípico da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), foi criado para dar resposta as necessidades de caráter prática do curso Técnico de Gestão Equina, em funcionamento nesta instituição. Promove-se com alguma regularidade provas hípicas de carater regional, integradas nos Jogos Municipais da Câmara Municipal de Serpa, e provas de treino abertas à participação de cavaleiros com licença de Praticante ou Desportiva da Federação Equestre Portuguesa (FEP). As disciplinas equestres destas provas são preferencialmente as Olímpicas: Ensino, Obstáculos e Concurso Completo de Equitação (exclusivamente nível iniciação). A motivação prende-se com a necessidade de formação dos nossos alunos nas disciplinas equestres para que se dirige o Curso Técnico de Gestão Equina, muitos dos quais adquirem cumulativamente distintos graus na carreira de Treinadores de Desporto devidamente homologada pela FEP e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a antiga designação de Ajudantes de Monitor e Monitores de Equitação Geral. Poderão ocasionalmente organizar-se outro tipo de provas federadas (Endurance, conhecidos como Raide, Equitação de Trabalho ou outras até não federadas, sempre que a conjuntura assim o justifique. O calendário das provas regionais federadas é publicado anualmente no início de cada ano civil após aprovação e integração no calendário da Federação Equestre Portuguesa. As demais provas são promovidas ao longo do ano conforme o calendário escolar, calendário municipal, sendo difícil implementar uma calendarização muito antecipada, mas cuja calendarização pode ser consultada regularmente neste site. O Centro Hípico da EPDRS, membro da Rede Nacional de Centros Federados (RNCF) para o ensino de Equitação, tem o ensino da Equitação Geral escalonado de acordo com o previsto pela FEP na estruturação das Selas. De acordo com o regulamento específico, a EPDRS no seu Centro Hípico, promove duas vezes no ano exames de Sela 4 e de Sela 7, cuja calendarização é divulgada no presente site e em site específico da FEP juntamente com os restantes exames dos demais centros da RNCF.

poch

  

História

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa é a sequência de de uma história de sucesso do ensino agrícola em Serpa. Uma história que começa nos anos sessenta do século passado, que tem uma abordagem mais concreta com o ensino técnico-profissional nos anos oitenta.

Mas é no início da década de noventa que se dá o grande passo na afirmação deste tipo de ensino com a criação da Escola Profissional de Agricultura de Serpa.

Finalmente, com o início do novo século e como resultado da fusão desta escola com a de Artes e Ofícios Tradicionais de Serpa, foi constituída a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.