poch

  

Artigos

Um dia com a Ciência...

Foi o lema da visita de estudo organizada pelo Departamento de Ciências da EPDRS às instalações do CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo) e do LAGRA (Laboratório Agrícola do Alentejo) para os alunos do 11- ano. O dia começou com uma palestra da responsabilidade do Doutor José Matos, investigador e biólogo no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária intitulada O Fascínio da Biologia. Seguidamente, os alunos visitaram os laboratórios e puderam "espreitar" a investigação e projetos que estão a ser desenvolvidos no CEBAL pelos seus investigadores na vertente de apoio ao agricultor e desenvolvimento agrícola da região. O dia terminou com a visita às instalações do Laboratório Agrícola do Alentejo, laboratório este que igualmente apoia com o agricultor e empresários do ramo. Assim, ao longo do dia os alunos tiveram em contacto com a Ciência e os conteúdos abordados nas aulas num contexto de apoio à atividade agrícola. 

poch

  

História

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa é a sequência de de uma história de sucesso do ensino agrícola em Serpa. Uma história que começa nos anos sessenta do século passado, que tem uma abordagem mais concreta com o ensino técnico-profissional nos anos oitenta.

Mas é no início da década de noventa que se dá o grande passo na afirmação deste tipo de ensino com a criação da Escola Profissional de Agricultura de Serpa.

Finalmente, com o início do novo século e como resultado da fusão desta escola com a de Artes e Ofícios Tradicionais de Serpa, foi constituída a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.