poch

  

Artigos

INTERCÂMBIO PORTUGAL - SUÍÇA

Desde o dia 9 de Outubro, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa acolhe 5 aprendizes suíços que vieram à descoberta do trabalho “à flor da terra” portuguesa durante 10 dias.É graças a um programa de intercâmbios “MOVETIA”, iniciado pela Confederação Suíça, que esses jovens aprendizes paisagistas de La Pépinière du Chablais descobriram o nosso país através de visitas em sítios históricos ou naturais, mas também e sobretudo graças a uma colaboração com as várias facetas da sua profissão, ao usar os materiais e as plantas locais.É a ocasião de estabelecer ligações com os cincos estudantes portugueses que, por sua vez, partirão no mês de Janeiro de 2018 para trabalharem num viveiro na Suíça a fim de descobrir outras práticas agrícolas e também culturais, tal como o sistema de formação helvética baseado na formação de jovens em empresas.

poch

  

História

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa é a sequência de de uma história de sucesso do ensino agrícola em Serpa. Uma história que começa nos anos sessenta do século passado, que tem uma abordagem mais concreta com o ensino técnico-profissional nos anos oitenta.

Mas é no início da década de noventa que se dá o grande passo na afirmação deste tipo de ensino com a criação da Escola Profissional de Agricultura de Serpa.

Finalmente, com o início do novo século e como resultado da fusão desta escola com a de Artes e Ofícios Tradicionais de Serpa, foi constituída a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.